Autor: Gregorio Baremblitt
1) Este escrito está destinado a um público que já tem certo conhecimento da esquizoanálise; por esta razão, emprega muitos esquizoemas sem defini-los. Dada a extensão deliberadamente sintética destas proposições, essas definições não estão incluídas neste texto. Convidamos os leitores a ler essas linhas em “diagonal” e consultar as obras citadas genericamente neste artigo.
O esquizodrama foi criado por Gregorio Baremblitt, em 1973, em Buenos Aires, Argentina e desenvolvido em vários países de América Latina e Europa desde seu começo ate a atualidade. Essa práxis funciona como um conjunto difuso de teorias, pragmáticas, estratégias, táticas, técnicas e klínicas inspiradas em diversas cartografias praticadas na obra esquizoanalítica de G. Deleuze e Félix Guattari (composta por mais de cinqüenta textos, entrevistas etc.). A leitura esquizodramática da obra de Deleuze e Guattari aspira certa singularidade. Isso implica que se trata de uma abordagem peculiar (como o são todos os que cartografam esse continente com uma vocação inventiva). Essa leitura, que se propõe produtiva, escolhe textos e partes de textos, assim como omite outros ou partes de outros, segundo trajetórias que iluminam e, às vezes, até inteligibilizam o percurso de uma práxis. A isso se acrescentam idéias, conceitos, perceptos, atitudes, movimentos, intuições…de diversos autores, especialmente, as que versam sobre teatro –e também algumas invenções nossas. Dentre os teatros que más influencia tiveram sobre o esquizodrama podemos mencionar os de Artaud, Alcântara, Boal, Beckett, Brecht, Bono, Cantor, Ionnesco, Jarry, Pavlovsky, o Gó, o Kabuki, o Físico e tantos outros. Entre os numerosos livros que compõem a obra de D e G, privilegiamos os dois volumes que constituem Capitalismo e Esquizofrenia – O Anti Édipo e Mil Platôs, de G. Deleuze e F. Guattari. Também nos interessam, particularmente, escritos tais como: Crítica e Clínica, Sobre o teatro, O método da dramatização, Proust e os signos, Francis Bacon, Lógica da sensação, Lógica do sentido, Cinema I e Cinema II, A dobra, de G. Deleuze; A Revolução Molecular, As três Ecologias, Caosmose –Os novos espaços da Liberdade, O Inconsciente maquínico -e Cinema, de F. Guattari; Kafka: por uma literatura menor, de F.Guattari e G.Deleuze. Não obstante, não descartamos nenhum outro escrito desses autores. Destacarei entre os textos afins: Theatrum Philosophicum, de M.Foucault e Um manifesto a menos, de G.Deleuze e Bono. Desde logo, nos temos nutrido muito da dramaturgia, assim como dos teóricos e críticos do teatro.
2) O objetivo principal do esquizodrama consiste em funcionar de maneiras heterólogas e heterogêneas, multiplicitárias, transversais, maquínicas e imanentes, com recursos dramáticos tomados das numerosas escolas teatrais e da “apropriação” (dito no melhor sentido) que muitos e diversos saberes e afazeres fazem deles.
Desde logo, o esquizodrama se “alimenta” (teórica e klinicamente) de outras variadas fontes de “instrumentos”, tais como: a música, a dança, o canto, o grito, as artes marciais, massagens, modos de respiração, vídeo, projeções de cinema, misturas de corpos, encontros e devires-aconteceres… O esquizodrama também se vale criticamente da fala, mas não entendida como a “natureza” significante do sujeito, senão como regimes de signos pos significantes, línguas menores, estrangeiras na própria língua maior; tanto como forma e substância de conteúdo e de expressão produtora de sentidos–atos-acontecimentos incorporais, assim como, também, transmissão de consignas ilocutórias e performativas. É preciso reconhecer explicitamente que, sobretudo em nível técnico, o esquizodrama “rouba” matérias-primas (como gostam de escrever Deleuze e Guattari), quase que ipsis literis, de sistemas psico-terapêuticos já difundidos, de rituais primitivos, de cenas cinematográficas e narrações literárias, de todo tipo de eventos históricos já acontecidos ou contemporâneos etc.
Trata-se de intervir, transversal, capilar, mutiplicitária e intersticialmente nas entidades de registro-controle da superfície do mesmo nome (segundo os esquizoemas do Anti Édipo). Empregando aqui uma nomenclatura descritiva, digamos que se trata de trabalhar nos aspectos físicos, químicos, biológicos, etológicos, sociais, econômicos, políticos, semióticos, subjetivos e tecnológicos, por meio de dispositivos esquizodramáticos de intervenção. Formulado em esquizoemas operacionais, esses aspectos são abordados para serem: desestratificados, descodificados, desobrecodificados, desaxiomatiza-dos. Este trabalho “negativo” se faz simultaneamente com a tarefa afirmativa de propiciaras linhas flexíveis e de fuga, a emissão de partículas, a refluidificação de fluxos, a produção de subjetivações desalienadas (desedipianizadas), tanto de pessoas como de grupos sujeitos, de correntes organizantes e instituintes etc. Trata-se de ativar micropolíticas desejantes revolucionárias que militam para atualizar virtualidades que metamorfoseiem os panoramas das relações vigentes entre o real, o possível e o impossível. Novas dobras, desdobras e redobras. Novas nômadas nômades. Novos territórios existenciais e universos de valores. É claro que, em princípio, e sempre, operaremos com infinita prudência e infinita audácia, lembrando que experimentar é algo que sempre se faz na corda bamba e, às vezes, dentro de limites variáveis e, amiúde, estreitos e modestos. Dito com outros esquizoemas: aspiramos tornar nossas teorias e klínicas regimes de signos pós-significantes, línguas, dramaturgias, movimentos e narrações menores. Tentamos montar agenciamentos catalizadores de inconscientes realteritários ou caósmicos, produzidos segundo diagramas ad hoc para maquinar complexos: máquinas abstratas (de guerra, de artes, de amores), corpos sem órgãos, planos de consistência, de composição e de imanência (segundo os casos), máquinas concretas, compostas por dispositivos constituídos por agenciamentos coletivos de enunciação e agenciamentos maquínicos de corpos, produzidos em pressuposição recíproca e geradores de atualizações, efeitos de individuação por hecceidade (uma data, um nome, um lugar).
Lembremos, então, que como consta no Anti-Edipo a intervenção esquizodramática se propõe duas tarefas:
a)Tarefas de “raspagem ou de “demolição”, seletivamente discrimi-nadas, dos aspectos reacionários, dos conformistas–e, ainda, dos revolucionários absolutistas convencionais. Como está antecipado acima, trata-se de desmontar a realidade, seus equipamentos de poder (de Estado ou civis), valores definidores repressivos, tais como o fetichismo das mercadorias, as mais valias de lucro, renda e ganância, as macro e micro entidades reprodutivas, suas formas, suas estruturas, seus conjuntos estabilizados, suas crenças, suas dualidades confrontadas dilemáticas, suas centralizações, hierar-quizações, transcendentalidades, capturas, linearidades duras, circularidades concêntricas e ressonantes, seus espaços estriados, seus falsos “desenvolvimentos”, suas subjetividades alienadas, definidas por seu regime significante e pela “interpretose” e rostidade que lhe são próprias. Trata-se de atacar (embora com expectativas modestas) com estratégias, táticas e técnicas, as mais variadas possíveis, as instituições, organismos, organizações e agentes, subjetividades, individualidades, agrupações, classes, massificações alienadas; processos, prevalentemente, reprodutivos e antipro-dutivos, macro e micro: do Estado, do capital, das igrejas, dos sistemas educacionais, de saúde, de comunicação de massas, dos partidos políticos e sindicatos corruptos, da família nuclear burguesa, da vida cotidiana etc. Em suma, seus modelos e esquemas, planos e programas, seus respectivos equipamentos de poder e de administração legal ou ilegal de todo tipo irrestrito de violência. Trata-se de atacar os aspectos mentirosos, falseadores, sonegadores e hipnóticos do aparato informacional alienado contemporâneo, que não consegue nem se empenha demasiado em ocultar as pequenas, nem as colossais destruições que sua servicialidade à “ordem pública”, ao hiperconsumo, ao voto ignorante ou comprado que lhe requerem. Esse quadro à ser desarmado se completa com a aceitação passiva do salário anêmico e desigual, com o pagamento submisso de altos impostos, dos “fabulosos” salários dos altos funcionários, com a desocupação, o trabalho escravo, precário e insalubre, com o subemprego, a violência delinqüêncial, a não delinqüêncial e a repressiva; isso para não falar da fome e da sede e das enfermidades pandêmicas. Mais especificamente falando: se trata de eliminar todos os planos inconsultos da saúde em especial da mental, seus estabelecimentos, seus modos de definir normalidade e anormalidade, seus procedimentos e instrumentos da “cura”. As tarefas positivas consistem em de procurar montar (no lugar das mazelas acima expostas) complexos, (complexo está dito num sentido similar, por exemplo, ao “complexo industrial, docente e de pesquisa”); repetindo: complexas “máquinas abstratas” (de guerra, artística, ecológica…), conectadas com “máquinas concretas”: agenciamentos coletivos de enunciação e agenciamentos maquínicos de corpos. Esses esquizoemas têm, para o Esquizodrama, uma variada complicada e polívoca relação com outros, tais como: “corpo sem órgãos”, “diagrama de forças”, planos de: consistência, imanência ou “composição”, segundo sustentem dispositivos científicos, filosóficos ou artísticos respectivamente. Todos estes processos, instâncias etc. estão diversificados de acordo com a singularidade da atualização e/ou realização -é dizer, de acordo com sua modalidade de travessia pela composição-passagem caosmótica ou pelo caosmos.
Em suma trata-se do funcionamento combativo do esquizodrama: “a raspagem”, “a desestruturação”, a “neutralização” dos equipamentos de poder, assim como a catalisação da atualização-eclosão de funcionamentos caosmóticos.
b) Aqui, cabe aclarar possíveis equívocos. Em diversos textos esquizoanáliticos se emprega o esquizoema “resistência” – e o verbo correspondente “resistir”. Estes esquizoemas são empregados, tanto para as funções defensivas, repetitivas e antiprodutivas próprias (embora que não excludentes de outras produtivas) da realidade, que resistem à mudança, assim como para as estratégias libertárias elaboradas e atualizadas a partir das potências da realteridade caótica e caosmótica. Segundo esta distinção, cabe diferenciar estas duas “resistências”. No caso da resistência oferecida pelos equipamentos de poder a todo tipo de produção desejante-inventivo-revolucionária, é claro que se trata da série de “mecanismos”, ou melhor, maquinações, contra toda a produção realteritária. Mas, amiúde, quando a esquizoanálise se refere aos processos e funcionamentos afirmativos, ativos e combativos realteritários, usa, também, o mesmo esquizoema “resistência”. É compreensível que Deleuze e Guattari tenham acunhado esse termo porque evoca as gestas e movimentos revolucionários, subversivos ou defensores dos direitos das singularidades em formações de soberania e épocas de terrível crueldade – é preciso lembrar, como muito afins ao enfoque da esquizoanálise, a resistência republicana durante a guerra civil espanhola, a francesa contra a Alemanha nazista, a italiana contra Mussolini, a Iugoslava, também anti-hitleriana, autogestionária, encabeçada pelo Marechal Tito, a da libertação da Argélia do colonialismo francês e a de toda a América Latina contra os colonizadores etc. Esses agentes individuais ou coletivos, em geral, lutam contra o poder e a violência gigantesca das entidades de registro-controle mediante morfologias organizacionais e táticas, na maioria das vezes, sem grande poder ofensivo, passivas, pontuais, efêmeras, dotadas de mecanismos de convocatória e de dissolução deliberadamente conjunturais, esquivos e reformistas.
Impressões similares (embora que secundarias) se insinuam em esquizoemas tais como, “linha de fuga”, “nomadismo”, “devir imperceptível” e outros. Desde logo que os autores não pretendem sugerir os citados sentidos como referências a uma pobreza comparativa de forças, nem cogitam os mencionados possíveis mal entendidos aos que nos referimos. Alguns esquizoanalistas (ou não-esquizoanalistas) “interpretam” errada ou oportunisticamente essa terminologia para a justificação de posições e atuações “escapistas” do tipo do hedonismo, da pura erudição (por exemplo) acadêmica, do esteticismo aristocratizante, das escapatórias desérticas dos espiritualistas e anacoretas, da idealização fanática ou falsa das singularidades minoritárias, do “alternativo” (tipo anos sessenta/setenta nos USA), a confusão entre marginado e marginal etc. Por último, os esforços válidos para a difusão da esquizoanálise podem virar um uso exibicionista ou lucrativo da sobre-exposição dos aspirantes a “notáveis”. Ao final, o mal entendido, às vezes, se apóia na escala e na tessitura da “micropolítica”, que não por micro deve ser pequena, nem pacífica, nem incondicionalmente “alegre”. No esquizodrama se procura não cair nesses erros-distorções (não sendo impossível que se caia em outros).
Os complexos: máquinas abstratas e concretas do esquizodrama (do mesmo modo que todos os bem inspirados pela esquizoanálise) são, por definição, intensos, afirmativos, ativos e as vezes confrontativos. O esquizodrama poder ser “cruel”, não apenas no célebre sentido de Artaud. Nas suas tarefas positivas, estes complexos esquizoanalíticos-esquizodramáticos são geradores de processos e condições para o alisamento dos espaços, a descronificação dos tempos, a percepção e dissolução das resistências reprodutivas e antiprodutivas. Essas tarefas também apontam a emissão de linhas de fuga, quantas, vibrações e outros enementos (neologismo proveniente de n=infinito) inventivos, mutativos, micro e até macro políticos. Algumas formulações já consagradas são aplicáveis acerca deste ponto: produção de novos territórios e projetos existenciais, novos universos de valores, novas potências e preferências vocacionais etc. O esquizodrama procura aceder ao e instrumentar o inconsciente realteritário produtivo-desejante-revolucionário, segundo um procedimento bricoleur, cujos componentes têm como nota em comum, o fato de não terem nada em comum. Se aposta, assim, na transversalidade heteróloga, multiplicitária e maquínica que conecta forças materiais e processos muito diferentes entre si, tanto para as lutas libertárias como para as convivências e experiências da Vida. O esquizodrama pode provocar asceses íntimas subjetivo-experimentais profundas, mas sua preferência é confessadamente exteriorizante, coletiva, produtiva e revolucionária.
c) Como adiantamos, o esquizodrama se propõe propiciar que as mencionadas efetuações se atualizem por: variação contínua, heterogêneses, autopoieses, transversalidades e funcionamentos maquínicos como acontecimentos, devires e invenções de novos regimes de signos, novas estratificações, novas territorializações rizomáticas existenciais, novos universos de valor, em suma, novos estilos de vida produtivo-revolucionário-desejantes, novas utopias ativas, uma nova Terra.
d) Denominamos o paradigma preferencial do esquizodrama como ético, estético, político e, secundariamente, como científico, mítico etc. Entendemos tal paradigma como dramático, num sentido multiplicitário, inclusivo e proliferativo, segundo o qual, o esquizodrama acontece e devém uma arte, que dramatiza uma filosofia, que, por sua vez, dramatiza ciências, que, por sua vez, dramatiza mitos e até delírios (com todos os nomes da história)… Este processo de inclusão metamorfósica transcorre assim, devido às sínteses conectivas e às disjuntivas inclusas de produção, que não precisam negar dialeticamente as especificidades para incorporá-las às neoformações práxicas. Os componentes incluídos funcionam conectando-se segundo a fórmula: …e…e…e…também. É viável dizer, então, que se trata da dramatização de conceitos filosóficos, que dramatizam funções científicas ou variedades artísticas, assim como outras variegações diversas, em tempos intempestivos e em espaços lisos, segundo diversos regimes de signos, semióticas etc.
3) Denominamos klínicas (neologismo proveniente de clinamen ou “desvio”) a um conjunto aberto de manobras técnicas inventadas pelo esquizodrama, sendo destacável, especialmente, que a finalidade do procedimento consiste em fazê-las proliferar e conceber outras sempre singulares e performáticas. O citado conjunto aberto deve ser entendido como uma multiplicidade, querendo significar que não tem ordem hierárquica, nem espacial, nem cronológica alguma, ainda que, para expô-lo, seja preciso empregar uma sequência linear ou arboriforme. O fato de qualificar algumas klínicas de elementares e cruciais ou “de passagem”, implica apenas numa organização pedagógica e uma disponibilidade pragmática acessível.
4) É uma aspiração do esquizodrama que o protagonismo dos “destinatários-empíricos” do desenvolvimento do processo de proliferação de klínicas se intensifique, incessantemente, durante o mesmo. Por “destinatários-protagônicos” já não entendemos propriamente as identidades pessoais subjetivas e nominais dos participantes. Consideramos, assim, as montagens insólitas humanas e não humanas – ou, segundo a expressão nietzschiana “mais que humanas” – que se geram durante o procedimento, “mais além” ou “mais aquém” da identidade e das segmentações lineares, binárias, circulares, espiraladas, individuais ou grupais dos participantes. Em outras palavras: o esquizodrama propõe uma participação direta e crescente de seus agentes, empiricamente considerados, nas práticas de dramatização, assim como, por outro lado, propõe que os “destinatários” do esquizodrama, empiricamente considerados, devenham esquizodramatistas, segundo sua singularidade e seu desejo, em novas e insólitas individuações por hecceidade. O sentido desta proposta consiste em que todo esquizodramatista atue como vive e viva como atua. Em nosso entender, esse propósito é o que inclui o esquizodrama no Movimento Instituinte, cuja utopia ativa tem como principais valores a auto-análise e a autogestão.
5) Denominamos encontros às sínteses conectivas inclusas produtivas que se operam entre (e não inter) os “participantes” (tanto como totalidades individuadas e subjetivadas, como de “objetos parciais”). Num esquizodrama, “participantes” podem ser entendidos como pólos de processos de afetar e ser afetado de maneira produtivo-desejante. Mas são os “entre seres” ou “extra seres” que se geram nos intermezzos, tempos e espaços realteritários, os autênticos novos ou novas (como se diz das estrelas). Entre é, então, um neologismo-esquizoema que emprega essa preposição com um significado radicalmente diferente de inter: interpessoal, intersubjetivo. Assim entendidos, os “bons encontros”, não apenas reforçam os conatus dos entes que se encontram, senão, que operam mutações produtivo-desejantes intercaladas que deflagram, nos espaços intermediários e nos circundantes, assim como em faixas energéticas fronteiriças, potentes e favoráveis transmutações por vizinhança. Por efeitos favoráveis, entende-se, no esquizodrama, a intensificação das potências produtivas e dionisíacas, e sua efetuação como:
a) Atos incorporais semióticos de sentido efeitores do pensamento, da inteligência, do entendimento, da vontade, da sensibilidade, da imaginação, da intuição e da expressividade.
b) Ações corpóreas ou devires, mutações que resultam das consubstanciações entre os pólos do encontro e que também são assimiladas pelos entremeios e os entornos dos encontros. Trata-se do que, em alguns textos pré-esquizoanalíticos se denomina “misturas de corpos”.
c) Atos e ações se produzem com componentes de paixões alegres e neogêneros de conhecimentos confiáveis, assim como com uma “produtividade” prazerosa ou extasiada e perplexa, afeto este que caracteriza vivencialmente o eu do sujeito-resto nas margens de um evento. Esse eu-sujeito-resto pode ilustrar-se com a expressão “eu-reka”, do inventor surpreendido por uma invenção que o envolveu, mas da que não se sente inteiramente autor.
Em outros termos, denominamos essas efetuações das montagens esquizodramáticas como “individuações por hecceidade” (pela forma e não da forma), compostas de diferenças, acontecimentos e devires, atualizações do virtual que alteram uma configuração vigente do real, do possível e do impossível. Em conseqüência, é óbvio que tais processos e efeitos não têm, teoricamente considerados, um sujeito (do enunciado e da enunciação) ou agente específico, ainda que possam, em algumas ocasiões, constituir sujeitos como peças da produção de subjetivações e outras produções que formam parte de seus funcionamentos.
Os “fenômenos” mencionados são virtualidades e atualizações nos dispositivos, e se agenciam segundo suas diferenças por sínteses conectivas e sínteses disjuntivas inclusas, cujos efeitos individuados se pode conceituar de várias maneiras. Uma delas: é um composto-efeito (como já dissemos) de: um nome próprio, uma data e um lugar. Tais neo-realidades, e os nomes que as designam (embora que maravilhosas), se parecem em sua “natureza” aos fenômenos meterológicos catastróficos policausados e imprevisíveis. As célebres relações entre o som, o grito, o gesto, os caracteres supra-segmentários da fala e a escritura musical são exemplos de ritornelos metamorfoseados. A “regressão” produtiva das funções orgânicas ao corpo sem órgãos, que as tornam funcionamentos orgânicos, não dá (como diz a psicanálise), necessariamente, em sintomas. “Pelo contrário, é a parteira” dos anômalos, construídos pelas sínteses disjuntivas inclusas. Do mesmo modo, as relações entre as diversas faculdades (sejam entendidas como transcendentais, ou como imanentes capacidades subjetivas entre si), interessam ao esquizodrama, à medida que podem devir (por dramatização) uma na outra, de maneira acumulativa, inclusiva, mutativa, não metafórica, e não categorial, nem redutiva, nem transcendente, nem esotérica. Talvez, uma maneira interessante de entender os devires e aconteceres é como cromatismos, especialmente, se os mesmos são musicais (melodias irreconhecíveis, harmonias desacordes, composições díspares, ecos, atonias, distonias, arritmias, disritmias, assonâncias, dissonâncias, tons menores, emissões de sintetizadores etc.)
6). O esquizodrama tenta funcionar como uma caixa de ferramentas, como teorias e klínicas do simulacro e como simulacro de teorias e klínicas; dito de outro modo, como práxis de atos de sentido e devires de corpos em pressuposição recíproca nas intervenções por irrupção da variação contínua. Entendemos por simulacro, o eterno retorno das diferenças, não como representações – boas ou más cópias do idêntico, do invariante e do mesmo, ou seja, como identidades, igualdades, semelhanças, analogias, e ainda contradições – mas, como produções do novo singular e absoluto.
7) Parece-nos possível afirmar que o esquizodrama é um pensamento, conhecimento, experiência, vivência e procedimento nômade que, ainda que tenha um começo, um transcurso e um final empírico real institucionalizado, organizado, contratado etc., na realteridade imanente a seus dispositivos, agenciamentos, devires etc., o mesmo não tem começo nem final, não tem um mapa pré-traçado, nem transcorre de um ponto prefixado a outro e com lapsos temporais marcados; o esquizodrama se processa continuadamente: aleatoriamente, atópica ou distópica, intempestiva, entreacional, intersticial, molecular, micrológica e cartograficamente.
O campo de análise do esquizodrama é sempre empiricamente muito maior que seu campo de intervenção, mas este, por sua vez, prolifera, se estende e se difunde entre objetos e campos que, pela sua “natureza aleatória”, não se consegue predizer, detectar e controlar. O esquizodrama, assumido como tal, tem suas potencialidades e seus limites, mas tais potencialidades se ampliam quando estão incluídas nas situações e circunstâncias em que o esquizodrama acontece não ostensiva ou contratualmente. Os envolvidos (“agentes” e “destinatários”) num processo esquizodramático podem trabalhar, em cada situação, a crítica da dimensão especifista e profissionalizada que sempre afeta, em maior ou menor proporção, a fecundidade de suas ações e paixões. A relação entre o exercício do esquizodrama e sua não obrigatória, mas freqüente, condição de prestação de serviços profissionais pagas (com fins exclusivos, e nem sempre especificados), a nosso entender, se beneficia muito de “empréstimos” teórico-técnicos tomados da Análise Institucional de R.Lourau, G.Lapassade e outros. Trata-se da esquizodramatização da necessidade, do desejo, da demanda, do encargo, do interesse, da delimitação do campo de análise e de intervenção, da duração, da importância dos honorários (se estão incluídos) etc.; em suma: a dramatização de um contrato é necessária, eficiente…e optativa (escambo, solidariedade etc.). O emprego do esquizodrama em intervenções individuais, grupais e organizacionais (em educação, saúde mental e geral, no campo do trabalho, das políticas públicas, das iniciativas autogestionárias de todo tipo etc.) configura um panorama complexo e muito variado.
8)Denominamos klínicas as intervenções esquizodramáticas, sejam quais sejam, concebidas, inventadas ou escolhidas entre as já produzidas como mais ou menos preferenciais. O “k” de klínicas é uma tentativa de nomear e explicitar que (à diferença das clínicas clássicas) ditas intervenções têm certa analogia com o processo de queda vertical paralela dos átomos, segundo a filosofia estóica: em dita queda, devido a forças indetermináveis e aleatórias, se produz um desvio (clinamen) na trajetória dos átomos, que acontece em menos de um mínimo de tempo pensável; devido a essas derivas, se gera uma colisão entre átomos que origina um novo material, até esse momento inexistente e desconhecido. Esta concepção da klínica faz diferença com denominações tais como “clínica ampliada” (ampliação do mesmo) ou clínica “peripatética” (um deambular platônico)…O que propomos são as “n” klínicas. No conjunto difuso e aberto das mesmas, no rizoma esquizoêmico e performático que elas compõem, os esquizodramatistas podem partir de onde quiserem, continuar por onde lhes pareça melhor, concluir provisoriamente no momento em que decidirem. O conhecimento das argumentações teóricas imanentes às peculiaridades dramáticas das klínicas pode funcionar como ponto de partida para novos recursos dramáticos; a execução dos mesmos, por sua vez, dá informações que propiciam as criações esquizoêmicas. A imanência e a transmutabilidade de cada um dos mencionados processos, um no outro e vice versa, são essenciais para o exercício do esquizodrama. Nos laboratórios esquizodramáticos se procura diluir os “egos” (entendidos simplificadamente tanto como empíricos quanto como sujeitos dos enunciados e das enunciações) dos participantes, para dar lugar ao funcionamento dos agenciamentos impessoais de enunciação e de devir. Assim, também, o esquizodrama tenta desmontar o imperativo: ”Onde o Id era, o ego deve advir”. Se o Id é entendido de acordo com a segunda tópica freudiana, como um “caldeirão fervilhante de estímulos”, (expressão, esta sim, metafórica) da “natureza” fluida e anárquica do que denominamos realteridade, o ego-consciência- insigth nada “deve”, nem tem a ver com a produção desejante.
Cabe aqui explicitar que a condição de esquizodramatista é produto do estudo e da aplicação das klínicas tanto sobre o operador que as aplica, como sobre os usuários que as protagonizam. Essa é uma das razões pelas quais não existe a condição de esquizodramatista graduado, ou formado por nenhuma organização docente universitária pública ou privada, sociedade civil científica ou cultural etc. O esquizodrama pode ser apreendido e praticado por todos aqueles singulares e/ou coletivos que têm a vontade de estudar os textos acima citados, integrar esquizodramas klínicos como participante -e aplicá-los a outros coletivos para atualizar produtiva, molecular e revolucionariamente quaisquer resultado político, intelectual, artístico etc. É tão importante como difícil para os esquizodramatistas trabalhar segundo os valores esquizodramáticos de acordo com os quais vivem, e viver segundo os valores com os quais exercem o procedimento. Cabe lembrar a célebre frase de Foucault acerca da esquizoanálise, entendida como “Um tratado para uma vida não fascista”. É bem possível que muitos agentes “estejam” esquizodramatistas sem sabê-lo, assim como pode haver esquizodramatistas nominais que não o são, ocasional ou constitutivamente. O esquizodramatista pode não ter uma crença nem uma certeza, mas tem que ter uma convicção, sendo preciso que a mesma seja pensada, conhecida, vivenciada, imaginada e aplicada como implicação (a ser esquizodramatizada); assim, poderá chegar a transclusões provisórias do que pode ser importante e valioso, como do que pode ser criticado e até abandonado, perante evidências que assim o demonstrem. Não obstante, é preciso afirmar, enfaticamente, que há alguns esquizoemas e um grande conjunto de klínicas e de experiências que definem o esquizodrama segundo a singularidade de seu criador. Em outras palavras: não é qualquer teoria, nem qualquer clínica que se pode chamar de esquizodramática perante a comunidade científica, estética e militante. Não é necessário repetir os esquizoemas, nem as klínicas originárias, mas é indispensável compartilhar a vocação de continuada transvaloração dos valores que o esquizodrama se propõe. Por outra parte, se “todo” é esquizodrama, “nada o é”.
9)As klínicas esquizodramáticas elementares ou cruciais, produto da inventividade pragmática e performática dos bons encontros entre grupos-sujeitos (F.Guattari) e seu inventor e sua equipe, têm apenas a aspiração de serem “inspiradoras”. Isto implica que se espera de cada agente individual ou coletivo que as aplica, que as empregará para produzir as suas e dar-lhes seus respectivos nomes. Na verdade, a produção desejante das mesmas será sempre de autoria anônima, assim como, de aplicação rigorosamente conjuntural e espontânea. Tão importante como conhecer as klínicas já existentes e “provadas” é a disposição dos agentes para usá-las “à sua maneira”, ou seja, modificadas, fragmentadas, combinadas e, muito especialmente, inventadas e novas.
Não obstante, por razões tanto teóricas como experienciais, consideramos que procede enunciar um conjunto de klínicas que chamamos de “iniciais” (quer dizer, que são freqüentemente aplicadas precedendo, continuando-se ou interseccionadas e proliferadas pelas outras). Essas klínicas são cinco – e a ordem de exposição não implica preferencialidade, nem importância:
a)Klínica da produção: da produção, da reprodução e de anti-produção.
b)Klínica do caos, caosmos, cosmos.
c)Klínica da diferença /repetição.
d)Klínica do acontecimento/devir.
e)Klínica da multiplicitação dramática.
Tais klinicas intentam partir da denominação de um tema definitorio da teoria esquizoanalítica. Decididamente é impossível comentar-las neste escrito,
Como uma observação resumida, diremos o seguinte:
a) Esquizodramatizar consiste em inventar dispositivos para detectar, intensificar, avaliar e reagenciar todos os processos de produção de reprodução e antiprodução dos indivíduos ou coletivos implicados no procedimento.
b)Esquizodramatizar consiste em inventar dispositivos para detectar, intensificar, avaliar e demolir as entidades, processos e efeitos da repetição do igual, do idêntico, do mesmo, efetuados por destruição in status nascendi, repressão, coartação, captura e aceleração improdutiva ao infinito dos “surgentes” produtivo-desejantes-inventivo-revolucionários.
c)Esquizodramatizar consiste em inventar dispositivos para detectar, intensificar, avaliar e propiciar os processos e efeitos de geração de diferença produtivo-desejante-revolucionária.
d)Esquizodramatizar consiste em inventar dispositivos para intensificar e propiciar a elaboração de novas individuações por hecceidade, acontecimentos incorporais e devires corporais: eventos produtivos-desejantes-inventivo-revolucionários.
e) Esquizodramatizar consiste em inventar e adotar pontos de vista, modos, veículos de expressão (oral, escrita, imagética etc.) para estudar, escolher e reinventar a teoria esquizodramática, segundo a singularidade da formação específica de cada agente e as suas necessidades, inquietações e problemáticas esquizoêmicas e esquizoklínicas imanentemente militantes, de “prestação de serviços” ou de pesquisa.
10) Algumas das klínicas esquizodramáticas, incessantemente reno-váveis e transversais às elementares, assim como especificações das mesmas, são aqui mencionadas apenas como ilustração, com a expectativa de que somente seus nomes sirvam para imaginar sua tessitura. São elas: klínica do corpo sem órgãos, klínica dos corpos cheios, klínica das línguas menores, klínica dos n sexos, klínica dos grupos sujeitados e sujeitos, klínica dos sujeitos e objetos parciais, klínica de transduções semióticas (passagens de uma composição de forma e substância, conteúdos e expressão de uma semiótica para outra), klínica do devir-acontecer, klínica dos enementos moleculares e subatômicos, klínica das paixões tristes e alegres, klínica das minorias singulares – sexuais, raciais, etárias, doentes, “psicóticas” animais, klínica da magia, dos nomes da história, das crises, do Édipo, da guerra, da miséria etc.
Cabe transcluir (não concluir) afirmando que consideramos o esquizodrama aplicável a “todos” os domínios e campos teóricos da realidade e de seus interstícios, atuando sempre segundo o lema esquizoanalítico de “infinita audácia e prudência”. Pode-se fazer esquizodrama (e tem sido feito) nas práxis de convivência, militância, saúde, educação, indústria, comércio, justiça, comunicação de massas, esportes, artes, religião, cultura, pesquisa e experimentação etc. – ditos num sentido muito amplo.
Corresponde ainda recordar que cada um desses campos compõe com os outros um rizoma transversal e heterogêneo, sendo possível e desejável dramatizá-los em conjunto, porque, no campo imanente da realteridade, todos são indecidiveis.
Finalmente, não nos esqueçamos de que o esquizodrama não é nem uma profissão, nem uma especialidade formalizada, ou seja, instituída, organizada, estabelecida (epistemológica, tecnoburocrá-tica, jurídica ou economicamente). Os dispositivos esquizodramáticos requerem (ou não), cada um deles, a invenção de uma instituciona-lização e organização singulares, no possível auto-analítica e autogestionária, que sejam próprias de sua Utopia Ativa. O esquizodrama, dito em sentido purista, não se ensina, nem se transmite: se multiplicita e se “contagia”, cada vez em condições mais apropriadas. Em suma, esquizodramatizar consiste em intentar desmontar o que não funciona (para a Vida do “todo” e de “todos”), eliminar ou contornar o que não funciona -e intensificar o que funciona com essa finalidade.
*Gregorio F. Baremblitt é Livre Docente Autorizado de Psiquiatria pela Universidade Nacional de Buenos Aires. Argentina. Ex Professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Brasil, da Universidade Estadual de Rio de janeiro. Brasil, da Pontifícia Universidade Católica de Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Brasil. Dr. Honorífico pela Universidade das Madres da Praça de Maio. Argentina. Autor de numerosos livros e artigos científicos. Organizador e presidente de vários congressos internacionais.
Abril de 2013